sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Espírito de equipe

Espírito de equipe
Por Macaco Corporativo

VOCÊ
Não pode ofender-se
Com meu comentário
Depreciativo.

Do contrário, EU, 
Que estou no comando,
Não serei mais seu amigo.

Sorrirei
Somente ao falar-me
Das suas boas ideias

E o crédito,
Que farei faltar-lhe,
Será das minhas honrarias.

Diminuirei,
Com urbanidade,
Qualquer ação, qualquer façanha, 
Podando, às gotas, a sua vontade,
Até que se torne frustração tamanha,
Tal que a "resiliência"
Jamais a vença.

Posso pôr em conflito,
Conforme o interesse,
As peças desse tabuleiro,
Para que a força
Da união possível
Não ameace o meu paradeiro.  

E o trabalho pronto
Não terá dono,
Além do pináculo dessa serventia,
Mesmo que em nada,
Ou muito pouco,
Tenha eu, de fato, contribuído.

Assiste, a razão,
Ao filósofo inglês:
"O ser humano é mau em essência".

Mas, continuarei
Forjando essa crença,
Com cinismo, cálculo e providência,
De que meu reinado é de altruísmo
E a equipe
Meu berço santíssimo.

Usarei de tudo para manter meu posto,
Seja com gosto ou com desgosto
E ainda que me falte a honra,
Já que outro, em meu lugar, o faria,
Pois, nesse mundo competitivo,
Em que abunda a hipocrisia,
É exatamente assim que as coisas funcionam...

Nenhum comentário: